O nosso cérebro necessita estímulos novos constantemente, fomentando assim a manutenção da nossa actividade cerebral retrasando o seu envelhecimento.
É uma das principais conclusões da conferência “A Saúde no século XXI: Como combater o Envelhecimento Cerebral”, realizada pelo Professor e Neurocientífico Shlomo Breznitz e o economista Álvaro Fernández, organizada pela Fundação Edad&Vida, junto com Cognifit e Sharpbrains, na Casa Asia.
Eterna juventude
O futuro de um envelhecimento saudável passa por incrementar o nosso conhecimento e a sua capacidade para prevenir as doenças.
Ler livros, fazer palabras cruzadas, desenvolver actividades que requerem concentração, evitar a rotina, mudar de trabalho, podem ajudar a combater o envelhecimento cerebral para mantermos-nos activos e productivos.
A evolução das tecnologías digitais também estão a revolucionar o campo da saúde cerebral. Existem hoje e estão a desenvolver-se cada vez mais, programas tecnológicos que permitem melhorar as diferentes habilidades das pessoas.
Ainda só conhecemos uma pequena parte do funcionamento do nosso cérebro, mas sabemos que o cérebro é um órgão preguiçoso: “quando existe a possibilidade de recorrer a experiências do passado para não pensar em novas soluções, tanto na vida pessoal como na profissional, o cérebro sempre prefere esta opção” afirmou o Professor Breznitz. Na sua opinião “a experiência tem coisas muito positivas, mas que favorecem a rotina, que é menos estimulante para el cérebro”.
Exercícios mentais
Segundo o Professor e Neurocientífico Shlomo Breznitz o treinamento cerebral pode melhorar determinadas funções cognitivas, sendo tão fundamental como o treinamento físico para manter um bom estado de saúde.
Assim, o nosso cérebro tem um amplo campo de capacidades ou funções cognitivas que hà que estimular através de exercícios variados, igual como as características físicas de um perssoa é conveniente treinar mais uns músculos que outros. Practica ginastica mental e divérte-te exercitando a memória com jogos.
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário